Ir para o conteúdo principal

Posições de yoga: quais são e como fazer as principais

Entenda mais sobre posições de yoga e descubra quais são as principais e como fazer

Todos os hotéis oferecidos pela Novotel

A prática do yoga que conta com posições que também são chamadas de asana por quem pratica, visa trabalhar a mente e o corpo em conjunto por meio de exercícios que trazem inúmeros benefícios como:

  • Diminuição das dores no corpo e na coluna
  • Controle da ansiedade
  • Redução do estresse
  • Melhoria do equilíbrio
  • Promoção de bem-estar
  • Aumento da disposição

A realização de todas as posições de maneira correta é fundamental a fim de obter todos os resultados esperados. Por isso, o nosso objetivo é mostrar algumas que são mais famosas e como elas devem ser feitas. Confira!

Quantas posições o yoga tem?

Existem mais de 40 posturas que integram os diferentes estilos para essa prática. A pessoa que vai escolher, deve levar em consideração as necessidades e as preferências pessoais, pois ela pode ser entendida como uma atividade física, mas também é vista como um estilo de vida.

Fato é que alguns dos estilos foram criados ainda no século 15, mas apesar da sua criação remeter há tanto tempo, elas ainda trazem benefícios para o estilo de vida moderno que é o que vivemos atualmente.

Quais são os principais movimentos da yoga?

  • Cobra (Bhujangasana)
  • Barco (Navasana)
  • Árvore (Virksasana)
  • Cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Svanasana)
  • Triângulo (utthita trikonasana)

Qual a posição mais difícil do yoga?

A postura de equilíbrio sentada é considerada a mais difícil por muitos praticantes. Ela consiste em sentar de cócoras, as mãos devem ser levadas ao peito e a perna deve ficar esticada na frente do corpo. Mas, não para por aí, a perna precisará ficar de forma paralela ao chão e as costas sempre retas.

Essa não é uma postura que oferece muito conforto, porque vai exigir equilíbrio. Ela não é indicada para os iniciantes. A perna também poderá ser apoiada ao invés de ficar esticada. Tal postura, vai ficar bem parecida com a posição de lótus. Contudo, o pé de cócoras é que fará com que se tenha algo para segurar.

Quais são as melhores posições de yoga para iniciantes 

  • Postura da Árvore (Vrksasana)
  • Postura do Cachorro Olhando para Baixo (Adho Mukha Svanasana)
  • Flexão para a frente (Uttanasana)
  • Postura da Cadeira (Utkatasana)
  • Postura da Montanha (Tadasana)
  • Postura do Triângulo (Trikonasana)
  • Postura de Peixe (Matsyasana)

Quanto tempo ficar em uma posição de yoga?

As pessoas devem ficar 30 segundos em uma posição de Yoga nem mais e nem menos. Isso porque moderação e bom-senso são dois elementos fundamentais para o praticante da atividade.

Fato é que, conforme o tempo for passando, a tendência é que a pessoa faça posturas que ofereçam maior estabilidade podendo ser deitada ou sentada e isso vai permitir que a permanência nela seja maior.

Se a posição exigir força, por parte do praticante, ou seja, posturas que pedem que a pessoa permaneça usando apenas um pé ou ficar sobre as mãos, o indicado é permanecer nela por 60 segundos.

Como manter o equilíbrio na yoga: 7 dicas

  • Equilíbrio
  • Alongamento
  • Flexibilidade
  • Técnicas do Yoga
  • Uso da visão
  • Preparação da base
  • Estado emocional e mental

Quais são as posições de yoga? (Hatha Yoga) 

  • Posição da Árvore (Vrksasana) 
  • Posição do Barco (Navasana) 
  • Posição do Cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Scanasana) 
  • Posição da Cadeira (Utkatasana) 
  • Posição da Cobra (Bhujangasana) 
  • Posição da Montanha (Tadasana) 
  • Posição doTriângulo (Utthita Trikonasana)

Como fazer as principais posturas da yoga

Como fazer a posição da cobra?

Entre as posturas de yoga básicas está a posição da cobra. Para fazer, o praticante deita com a barriga para baixo. Os dedos dos pés devem ficar apontados para trás e as palmas das mãos alinhadas aos ombros, com cotovelos bem próximos ao corpo.

A teste no chão e as pernas e o abdômen bem ativos. Quando o ar entra pelo nariz, a pessoa deve levantar a cabeça e ir aos poucos esticando os braços até que ela consiga retirar o peito do chão. O queixo precisa ficar apontando para cima.

Feito isso, deixe os seus ombros sempre distantes das orelhas, mas as escápulas podem querer se juntar. As mãos vão fazer o movimento de empurrar sempre para o chão e para a frente.

O osso púbico e a pelve devem ser empurrados sempre para o chão com o abdome contraído. Os pés vão ficar nas pontinhas e as pernas sempre ativas. A respiração durante toda a postura deve ir ficando mais comprida de maneira gradual e a posição deve ser feita entre 5 e 10 respirações completadas, mas sem perder a consciência do corpo.

Para finalizar, a pessoa deve expirar e ir descendo de forma gentil a testa de volta para o chão. Respire algumas vezes de barriga para baixo ou permaneça na postura criança e assim o exercício pode ser finalizado.

Como fazer a posição do barco da Hatha Yoga?

Para dar início a realização da postura, a pessoa deve ficar sentada no tapete com as suas pernas sempre esticadas. Os joelhos devem ser flexionados enquanto o praticante expira. Feito isso, as pernas podem ser levantadas e esticadas para frente. Os quadríceps devem ser contraídos e o tronco precisa ser inclinado para trás.

Mantendo as pernas esticadas, a pessoa deve tirar a mão do chão e fazer com que os braços fiquem esticados para frente. A respiração deve ser intensa. O indicado é que a pessoa faça a Ujjayi Pranayama.

Com o abdômen contraído, o umbigo vai sendo empurrado para a coluna. As costas precisam ficar retas e o pescoço livre de tensão. Atenção, pois se a lombar doer, algo está errado!

Como fazer a posição da árvore?

Para essa posição, a pessoa precisa estar em pé. Feito isso, o praticante deve dar início transferindo o peso todo para o pé direito. Depois, é preciso dobrar o joelho esquerdo e mantê-lo apoiado na parte de dentro da coxa direita.

Pescoço, coluna e quadril devem permanecer alinhados e em cima da cabeça, os braços devem estar unidos. Depois, o mesmo procedimento realizado com a perna direita, deve ser feito na esquerda.

Nem sempre vai ser fácil para o equilíbrio. Por isso, o indicado é a pessoa treine a estabilidade. Neste caso, ela deve apoiar a ponta do pé esquerdo de forma leve no chão.

O calcanhar deve ficar apoiado sempre na parte na parte interna da canela do lado direito do corpo. Vá subindo o pé de forma devagar, conforme o equilíbrio for sendo conquistado. Essa postura é indicada para o fortalecimento dos membros interiores, para melhorar a concentração, o equilíbrio e, ainda, fazer com que as partes internas das coxas sejam alongadas.

Posição do cachorro olhando para baixo

A posição do cachorro olhando para baixo está na lista das mais comuns. A pessoa que deseja fazer deve colocar as solas dos pés e as palmas das mãos no chão. Mantendo a coluna reta, o quadril deve ser elevado a fim de que o corpo fique como um triângulo.

O olhar deve ser mantido ou para a barriga ou entre as pernas. Se a pessoa estiver com dificuldades para manter o equilíbrio, o apoio pode ser aumentado a partir da abertura dos dedos das mãos.

O yoga é uma prática que envolve cuidar da mente e do corpo e isso se encaixa de maneira perfeita com o hotel Novotel, pois a paixão da nossa marca é oferecer um ambiente em que o nosso hóspede tenha a oportunidade de tirar um tempo, mesmo em meio a correria, para ser capaz de ficar em conexão com o seu eu interior.

Por isso, se você vai viajar a negócios ou com a família, faça uma reserva em um hotel Novotel e usufrua desse cuidado consigo mesmo. Sem contar que, essa hospedagem ainda te garante os benefícios do Programa de Fidelidade ALL Accor que oferece hospedagens com desconto, experiências únicas e a possibilidade de somar pontos e trocar por acomodações. 

Últimas notícias

Dicas de bem-estar e autocuidado

As melhores dicas para o seu bem-estar.

PROGRAMA DE FIDELIDADE

Que tal reservar com desconto em mais de 3.000 hotéis ao redor do mundo desde a primeira reserva? Ao se associar ao programa de fidelidade ALL você aproveita esse e muitos outros benefícios!