Conheça os benefícios e as curiosidades sobre o chá

Ir para o conteúdo principal

Chá: benefícios e curiosidades

Histórias e mistérios. Sim, essas duas palavras têm relação direta quando pensamos em chá. De fato, a sua origem e tudo o que envolve a bebida tem a sua riqueza assim como o seu aroma que é maravilhoso, não é mesmo?
Após um longo dia de trabalho ou quando as pessoas tiram para cuidar de si mesmas, não tem nada mais prazeroso do que sentir o aroma proveniente da xícara. Ele tem o poder de acalmar, de aconchegar e de dar paz!
Conheça um pouco mais sobre os benefícios do chá para a saúde e também algumas curiosidades. Confira!

Todos os hotéis oferecidos pela Novotel

Como começa a história do chá?

As primeiras referências sobre o chá se voltam para a China, pois vem de lá a lenda contada de uma folha de chá que caiu na água que está sendo fervida para ser levada ao então Imperador Shen Nung. O governador achou o sabor incrível e refrescante e mesmo não sabendo, ele foi o responsável por criar o primeiro chá.

Passados muitos anos, durante a linhagem da família Tang, um estudioso budista japonês foi à China fazer uma visita. Ao retornar para o Japão ele trouxe consigo algumas sementes da planta do chá.

Com isso, os seus conterrâneos também passaram a tomar chá de forma frequente fazendo com que a bebida fosse integrada à cultura do país dando origem à famosa cerimônia japonesa do chá.

Cerimônia Japonesa do Chá

Chegada do chá a Europa

Os primeiros europeus que começaram a apreciar a bebida foram os portugueses quando eles retornavam de suas viagens. Isso acontecia, porque os comerciantes e os missionários traziam para Portugal o chá. Contudo, foi apenas os holandeses que enxergaram a folha como algo lucrativo.

De fato, a bebida foi considerada durante muitos anos como algo caro e apenas as classes mais abastadas é que tinham acesso à iguaria.

Mas, e os britânicos? Apesar de serem conhecidos por tomarem o famoso chá das 5, no Reino Unido, eles só começaram a desfrutar do chá quando Dom Carlos II se casou com Dona Catarina de Bragança, que era uma princesa portuguesa e que amava tomar a bebida.

Os ingleses começaram a tomar chá com o objetivo de imitar a nova rainha. Depois isso, o costume passou a fazer parte do cotidiano, sendo comum até os dias atuais.
Como surgiu o chá das cinco?

Anna Russell, a Duquesa de Bedford, foi a criadora do chá das cinco. A então duquesa tinha o hábito de petiscar entre uma refeição e outra e tal costume era ainda mais evidente no período da tarde.

Ela então percebeu que tomar um lanche acompanhado por chá e bolos era um hábito muito bom e que deveria ser instituído. Assim, nasceu o famoso chá das cinco!

E o chá no Brasil?

Após a criação do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, Dom João VI optou por exportar o chá, pois tanto em Portugal, quanto Inglaterra e Holanda o negócio era lucrativo. Sendo assim, as primeiras mudas chegaram por aqui em 1812 e em 1814 vieram os chineses para ensinar como deve ser feito o preparo e o plantio.

Em São Paulo, as sementes foram trazidas do Rio de Janeiro por Marechal Rondon dando início à cultura no estado paulista, na região do centro velho. Depois, o cultivo esteve presente nos bairros do Morumbi, Bixiga, Ibirapuera, entre outros.

Quais são os tipos de chá que existem?

Aqui, nós vamos trazer alguns tipos de chá que existem e como eles contribuem para a saúde.

  • Chá digestivo: é uma opção para quem precisa de ajuda para melhorar o processamento dos alimentos que foram consumidos, fazendo com que a pessoa não sofra com problemas como: arrotos, estômago pesado, azia e estufamento. Exemplo famoso de chá digestivo é o chá de hortelã ou menta.
  • Chá antioxidante: é uma alternativa para quem deseja prevenir o envelhecimento precoce e, ainda, impedir que as células de todo o corpo se deteriorem, auxiliando assim no combate de doenças como Alzheimer, câncer e diabetes. O chá preto é um exemplo clássico de chá antioxidante, assim como o chá verde. 
  • Chá energético: é próprio para aqueles que estão muito cansados e buscam momentos para relaxar e retomar a energia como, por exemplo, o chá verde. Essa é uma opção encontrada no Novotel, pois a pessoa poderá cuidar de si mesma com a nossa ajuda.
  • Chá calmante: é uma alternativa também comum em nosso hotel, pois ele vai auxiliar o nosso hóspede a relaxar e ter de volta o tão sonhado equilíbrio emocional. Um exemplo de chá calmante é o chá de camomila.
  • Chá refrescante: é uma bebida própria para os meses mais quentes, porque ele é cheio de sabor e faz com que as pessoas consigam se livrar do calor. Lembrando que todos os chás podem ser consumidos gelados também, principalmente nos dias de verão para refrescar.

Quais são as melhores opções de chás para a saúde?

A pessoa que sofre com o estômago irritado pode tomar o chá de hortelã-pimenta que é a alternativa perfeita. O chamado chá de menta reduz o estresse do sistema digestivo de quem toma e, ainda, auxilia na redução da ansiedade.

Quem deseja dormir melhor deve tomar o chá de camomila 30 minutos antes de deitar-se, porque ele tem o efeito sedativo e também tem um componente que promove o relaxamento dos músculos e dos nervos libertando assim todo o estresse do dia.

Para combater o processo de envelhecimento, a pessoa deve tomar o chá branco, porque ele torna o envelhecer mais lento e auxilia a pele fazendo com que ela se recupere mais rapidamente e fique protegida da ação dos raios UV.

Quantas ml de chá podem ser tomadas durante o dia?

De uma maneira geral, as pessoas podem tomar todos os dias entre 4 e 5 xícaras de chá. É claro que cada tipo permite tomar mais ou menos e em horários diferenciados. Contudo, em caso de dúvida, a pessoa pode tomar uma xícara ao levantar, uma no período da tarde e outra antes de dormir, pois isso faz com que seja possível relaxar.

Existe um chá que pode ser considerado o melhor do mundo?

Quando o objetivo é saber qual é o chá que traz os melhores benefícios para a saúde, o chá verde é o melhor, porque ele é composto por um antioxidante poderoso que age prevenindo o aparecimento de câncer e possibilitando que a pessoa goze de boa saúde.

Quem toma chá verde ganha mais tempo de concentração e consegue ficar alerta também por um período mais longo.

Além disso, ele é um importante aliado para as pessoas que desejam perder peso, porque ele acelera o metabolismo e, ainda, atua no fígado, fazendo com que esse órgão tenha a capacidade de processar a gordura que está ali reservada.

Uma curiosidade: de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o chá verde, assim como o chá preto e outros da erva mate, devem ser consumidos antes das refeições (cerca de 30 antes) ou 2 horas. Ou seja, não é um chá que deve ser consumido enquanto você está comendo.

Quais os benefícios do chá?

Quem toma chá consegue fazer com que a sua mente fique mais calma. Isso é fundamental em dias tão atribulados!

O hóspede do Novotel consegue desfrutar desse momento, pois nós temos um ambiente preparado para que ele passe momentos cuidando dele mesmo, ou seja, por meio do take time ele consegue tirar um tempo para relaxar e esquecer dos problemas.

Com o chá, ainda é possível ganhar um sono com mais qualidade, reduzir os índices de colesterol, desintoxicar o organismo e diminuir as chances de sofrer com problemas cardiovasculares.

O chá e a nossa proposta têm tudo a ver, pois os dois trazem benefícios para a sua saúde, pois ambos possibilitam momentos de relaxamento e de melhoria na qualidade de vida.

Então, se o seu objetivo é gozar de bons momentos cuidando de você, venha passar uns dias em um de nossos hotéis aproveitando para ter um tempo voltado de forma exclusiva para as suas necessidades!

Chamada de Chanoyu, a cerimônia do chá no Japão é um momento estético muito presente na cultura japonesa que consiste em servir e beber o que ele chama de matcha que nada mais é do que um chá verde pulverizado.

A cerimônia comum dos japoneses não consiste apenas em beber o chá, mas há todo um ritual de preparação que envolve tanto a parte estética quanto um ritual propriamente dito exigindo dos participantes dedicação e concentração.

O objetivo de tal momento é fazer com que a pessoa esteja em harmonia com a sua vida e com a natureza por meio do respeito e da paz interior, fazendo com que o participante tenha em mente que ele precisa viver cada instante da melhor maneira possível.

Sabendo dessa importância, o turista que está hospedado em um dos hotéis Novotel pode viver essa experiência, pois o nosso objetivo é levar até ele um ambiente onde a pessoa consiga tirar um tempo para ela mesma e consiga relaxar mesmo em meio a todas as situações que envolvem a sua vida.

Para a realização da cerimônia oriental, o mestre de chá purifica na presença dos visitantes todos os utensílios, pois tal ação mostra que o anfitrião é bem cuidado e mostra consideração pelas pessoas que estão ali. Enquanto a bebida é preparada, os convidados têm acesso a doces de feijão.

A erva usada é colocada em uma taça específica para tomar chá e ela recebe a água quente. A mistura é feita com o chasen que é um instrumento próprio para realizar a mistura. Depois disso, o anfitrião entrega ao convidado a bebida.

Últimas notícias

Dicas gastronômicas

Conheça as melhores sugestões culinárias e os melhores restaurantes.

PROGRAMA DE FIDELIDADE

Que tal reservar com desconto em mais de 3.000 hotéis ao redor do mundo desde a primeira reserva? Ao se associar ao programa de fidelidade ALL você aproveita esse e muitos outros benefícios!