Ir para o conteúdo principal

Tendências de alimentos e bebidas para saborear em 2024

Satisfaça o seu paladar com nossa visão geral das tendências culinárias de 2024

See our destinations

Você sempre leva em consideração as experiências culinárias locais ao fazer planos de viagem? O aumento significativo no turismo gastronômico confirma que você não está sozinho, com um relatório da World Food Travel Association de 2019 projetando um crescimento de 16,8% até 2025.

 

O mesmo relatório também mostrou que o turismo gastronômico é uma prioridade de viagem para todas as gerações, especialmente para a geração do milênio. Ao comparar faixas etárias, quase dois terços desse grupo afirmam priorizar experiências gastronômicas ao viajar.

 

Esse crescimento no mercado global de turismo gastronômico se reflete nas tendências de viagem mais amplas de gastronomia, bem-estar, família e consciência ecológica.

 

Nosso maior interesse em descobrir a cultura local por meio do turismo gastronômico levou a um apetite saudável por experiências mais imersivas, como aulas de culinária, jantares com os moradores locais e festivais gastronômicos.

 

A evolução do turismo gastronômico nos ajuda a formar conexões mais profundas com os lugares para onde viajamos. E também podemos respeitar as tradições e as comunidades locais enquanto criamos lembranças inesquecíveis.

 

Vejamos então alguns destaques das tendências de alimentos e bebidas para o próximo ano!

Mais sustentabilidade no seu prato (e no seu copo)

Cuidar do planeta se estende a como comemos e bebemos. Bares e restaurantes se concentrarão mais nos ingredientes locais para serem mais sustentáveis e respeitarem as tradições culturais. Pense em ervas e especiarias frescas cultivadas no local para seu coquetel, coquetel sem álcool ou suco no café da manhã.

 

Embora as alternativas alimentares à base de plantas sejam mais acessíveis, elas também podem ser altamente processadas. O chef e restaurateur Matty Matheson acredita que veremos mais criatividade com pratos à base de vegetais em 2024. Para os pais, esta é uma excelente notícia, pois fazer com que os filhos comam mais verduras pode ser um desafio.

 

Reduzir nossa pegada hídrica é uma prioridade crescente diante das mudanças climáticas. Assim, as opções de alimentos e bebidas que exigem menos água para crescer ou produzir se tornarão mais prevalentes este ano. Na verdade, iniciativas já começaram com empresas de leite à base de plantas, como a Blue Farm, fornecendo alternativas em pó.

Opções de refeições elevadas para crianças

Os nuggets de frango e as batatas fritas geralmente aparecem no cardápio de alimentação infantil. Mas todos sabemos que o bem-estar é um assunto familiar. Pais conscientes da saúde buscam ativamente refeições nutritivas para os filhos, mesmo nas férias, para ajudar a ensinar a importância de uma dieta equilibrada.

 

Neste mundo pós-pandemia, estamos mais conscientes da manutenção de um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Momentos preciosos com a família incluem experiências positivas de comer fora. De acordo com hospitality-on.com, restaurantes familiares podem atrair até 25% mais clientes. Então, fique atento a menus infantis mais atraentes em 2024.

 

Laura-Ann Barr, apresentadora do podcast Sleepovers at Novotel e mãe de três, compartilhou seu amor pelo café da manhã Novotel. A ampla variedade de alimentos, com muitas opções saudáveis, permite que toda a família coma bem nas férias. Leia nossa entrevista com Laura-Ann.

Melhores produtos sem álcool

Uma abordagem consciente à bebida está intimamente ligada às tendências de bem-estar nas viagens. No entanto, em vez de ter que escolher entre consumir bebida alcoólica ou tornar-se abstêmio, substitutos mais sofisticados do álcool permitirão mais flexibilidade.

 

O mercado de cervejas tem tido uma vantagem ao oferecer mais opções sem álcool nos últimos anos. Derek Brown, o proprietário do bar nos Estados Unidos, prevê que o vinho sem teor alcoólico finalmente brilhará em 2024. Marcas como French Bloom e Unified Ferments são, sem dúvida, pioneiras.

 

Espera-se também que os cardápios de coquetéis sem álcool se expandam à medida que continuamos a priorizar nosso bem-estar mental e físico em casa e durante as viagens.

Experiências culinárias práticas

Da fazenda à mesa, do campo ao garfo. Todos nós estamos familiarizados com esses termos, mas como eles estão evoluindo além da simples sinalização de virtude?

 

Em 2024, buscaremos experiências culinárias mais imersivas que poderemos desfrutar sozinhos ou em família. Compreender o fornecimento de ingredientes locais e a prevenção de desperdício de alimentos pode nos ajudar a ir mais longe em nossas práticas sustentáveis. Para as crianças, há o benefício adicional de ensiná-las que o planeta não deve arcar com os custos de uma boa nutrição.

 

Espere uma variedade mais ampla de opções quando se trata de aulas de culinária em grupo, degustações de vinhos, fazer refeições com moradores locais e festivais de culinária: são maneiras de honrar sabores, texturas e tradições culinárias para uma experiência de viagem mais gratificante. Os chefs podem começar a liderar os passeios gastronômicos locais, oferecendo conhecimento e percepção especializados.

Refeições mais acessíveis

Embora a gastronomia sempre tenha um lugar à mesa, estamos todos procurando lugares culinários acessíveis que se adaptem aos nossos estilos de vida. Bares e restaurantes devem se manter flexíveis para acomodar qualquer coisa, desde uma celebração em família, o aniversário de um amigo ou uma refeição individual.

 

O mesmo pode ser aplicado a atividades como degustação de vinho ou uísque. Ambientes intimidadores ou formais, que sugerem que apenas uma clientela específica é bem-vinda, provavelmente se tornarão raros. Espera-se que eles sejam substituídos por encontros convidativos em um ambiente pitoresco, onde os métodos de sustentabilidade e produção são voluntariamente compartilhados.

Transparência através da tecnologia

Esperamos que os restaurantes sejam mais transparentes em suas práticas sustentáveis, mas como eles podem fazer isso? As ferramentas de inteligência artificial (IA) podem ser a resposta, o que pode ajudar as cozinhas a otimizar a produção e minimizar o desperdício de alimentos. Por sua vez, os restaurantes podem fornecer dados sobre suas iniciativas de sustentabilidade e permanecer transparentes para os clientes.